Como fazer uma LIVE de sucesso

Se for convidado para uma, aceite!

Segundo pesquisa divulgada na Revista EXAME, houve um aumento de mais de 4 mil por cento de LIVES. Embora o número pareça absurdo, esse crescimento está diretamente relacionado ao cenário mundial de isolamento social durante a pandemia.

Baixe o e-book “Dicas para fazer uma LIVE de sucesso”

As LIVES passaram a ser importantes ferramentas de comunicação para a empresa e, também, para nos comunicarmos com amigos e parentes. Para falar sobre o assunto e reforçar as principais dicas para ter uma LIVE de sucesso, convidamos Débora Miron, CEO e fundadora da Agência Antonella, focada em Marketing Digital.

“É importante ressaltar que vivemos a era do conteúdo e não mais a da informação como dizem. Atualmente, um bom conteúdo faz muito mais sentido e é muito mais transformador que o formato como ele se apresenta.  Não é à toa que a espontaneidade e a criatividade investidas em conteúdo ganharam força e valor”, diz Débora.

Segundo ela, as redes sociais passaram a ser mídias que dão voz às pessoas e às marcas. Através dessas mídias, é possível se comunicar com quem quiser, de qualquer lugar, sobre qualquer assunto.

O fácil acesso às LIVES e a facilidade de promover uma LIVE ajuda a descentralizar as opiniões, o que é benéfico quando estamos dispostos a conhecer visões diferentes sobre diversos assuntos.

Entre todas as vantagens de fazer uma LIVE, destacamos cinco:

  1. Aumento do alcance da comunicação da sua marca. Quando se faz uma LIVE existe a audiência em tempo real e a audiência após o término da LIVE, já que ela fica salva no IGTV.
  2. Seguidores qualificados, desde a divulgação até a veiculação. Esses seguidores que visitam o perfil da marca que está fazendo a LIVE certamente tem um interesse no conteúdo que está sendo divulgado.
  3. Gera engajamento do público e interação durantes as LIVES.
  4. Gera autoridade sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
  5. Gera boa reputação para a sua marca ou mesmo para o profissional autônomo.

Embora o “boom” das LIVES tenham ocorrido como resposta ao isolamento social, ela deve continuar a todo vapor por muito tempo. “Porém, as pessoas ficarão cada vez mais criteriosas sobre o que vão assistir. Também é interessante que essa ferramenta passou a ser uma boa alternativa como comunicação interna nas empresas”, explica Débora.

As redes sociais vão mudando o tempo todo e, por mais que não pareça, elas também sofrem a pressão que a competitividade entre elas propõe. Por isso, Débora explica que as redes sociais estão cada vez mais gerando novos recursos.

“Para ter audiência expressiva e rentabilizar com isso (vender publicidade), Whatsapp, Instagram, Facebook, LinkedIn, Tik Tok e outras estão de olho no mercado e nas oportunidades para serem diferentes. Por isso, criam recursos o tempo todo, liberam para testes e conseguem fidelizar os usuários e, consequentemente, atrair novos anunciantes”, diz Débora

Como planejar sua LIVE?

É verdade que essa conexão entre centenas de pessoas tem trazido ótimas oportunidades para consumir novos conhecimentos. “A gente estuda, se dedica e se planeja para criar o melhor conteúdo para quem vai assistir”, diz Márcia Menezes, CEO e fundadora da Plenavox.

Daí a importância em planejar a sua LIVE. Primeiro de tudo, escolha um tema macro. “Para decidir o tema, temos que escolher um que seja abordado do ponto de vista de interesse do seu público, ou seja, de quem te segue. Isso é importante para atrair uma audiência maior e estimular a interação”, diz Débora.

Segundo a especialista, você pode seguir três caminhos para escolher o tema:

  1. Escolha um assunto sobre sua área de atuação.
  2. Escolha um assunto em que tenha conhecimento forte para contribuir com outras LIVES.
  3. Escolha temas que tenham relação com seu produto, serviço ou mesmo um lançamento.

Se você tiver um macrotema, você pode criar alguns microtemas e dividir esse conteúdo em episódios. Não se esqueça de comunicar ao seu público que essa série de LIVES vai acontecer. Para isso, adiante a agenda! Assim, seu público acaba se educando quanto aos horários e dias da semana que acontecerão as transmissões.

Quem você convida também é estratégico para ter sucesso na LIVE. Opte por influenciador dentro de um grupo que faça sentido para o seu negócio. Se você tem um e-commerce, o número de pessoas que acessa seu Instagram aumenta e a conversão pode ser a visita no perfil, tráfego no site e, por fim, a compra.

Depois de decidir o tema da sua LIVE, é hora de decidir em qual rede social ela vai acontecer. Para isso, leve em consideração a essência do seu negócio, o seu público-alvo e a sua relação com esse público nas redes. Por exemplo, se a sua empresa comercializa produtos ou serviços para outras empresas, ou seja, é B2B, opte pelo LinkedIn. Agora, se sua marca direciona a comunicação para um consumidor final, o Instagram e Youtube podem ser excelentes opções.

É hora de definir o conteúdo da sua LIVE!

Faça pesquisas relacionadas ao tema que você decidiu abordar. É fundamental saber o que está sendo falado nas redes, levantar as dores e dúvidas da maioria das pessoas que têm interesse no conteúdo.

“Sempre temos que provocar reflexões nas pessoas que se deparam com a divulgação da LIVE e com as que participam também”, comenta Débora.

Por isso, faça uma agenda e um roteiro com os principais pontos que serão abordados. Isso vai ajudar você a organizar a ordem do seu raciocínio, evitando que você se perca durante a transmissão.

O Instagram, em especial, conta com mais de 25 milhões de seguidores e com recursos para criar um ótimo formato. Na hora de começar a LIVE, a dica é entrar em configurações para salvar o seu vídeo no celular. Assim, poderá usar em outras redes também.

As LIVES podem ficar gravadas dentro do feed do IGTV, é verdade. Mas você pode potencializar a sua comunicação com o vídeo gravado no celular, criando pílulas da entrevista e disponibilizando em várias redes sociais.

Outra dica é fazer uma comunicação cruzada! Divulgue sua LIVE no Instagram, LinkedIn, Youtube, Whatsapp, Tik Tok, em simplesmente tudo! Quanto maior o alcance dessa divulgação, maior a chance de ter uma audiência qualificada.

Hora da LIVE, o que fazer?

É muito comum ficar nervoso na hora de começar a LIVE. Mas a dica para se dar bem nesse início é muito ensaio. Você pode e deve ensaiar os três primeiros minutos. Segundo Márcia Menezes, essa técnica pode contribuir bastante para ter sucesso ao longo da LIVE.

Se você receber o convite para fazer uma LIVE, aceite!

Quando a gente se expõe ao público, estamos sempre sujeitos a julgamentos e críticas. Medo da exposição é normal e quando não estamos acostumados a falar em público, é comum falar muito rápido, coração acelerar, voz tremendo.

Para lidar com esse sentimento de ansiedade que também reflete na voz, a dica é respirar profundamente. “O grande problema é sempre o começo. Se você treinar bem os três primeiros minutinhos, vai baixando o estado de alerta, seu corpo entra em outro tipo de frequência”, explica Márcia.

Segundo ela, o cérebro vai identificando e se familiarizando com o conteúdo, o entrevistado e o espaço onde essa LIVE está sendo feita, ajudando a nos sentirmos mais seguros.

“Uma das coisas que a gente se atenta na LIVE é a intensidade da voz porque parece que precisamos falar mais alto, mas como o microfone está muito perto, minha dica é baixar o tom de voz”, diz.

Ao baixar a voz, você evita emitir uma voz estridente e aguda e ajuda a ter uma voz mais agradável de ser ouvida. De acordo com a Márcia, as vozes média e grave são mais aceitas e passam mais credibilidade. “As vozes mais poderosas são medianas se mais graves”, lembra.

O que fazer depois que fizemos a LIVE?

Aproveite o conteúdo para divulgar nas suas redes sociais. Com ele, você pode alcançar ainda mais pessoas. Também é uma forma de atrair atenção para suas redes.

Para as marcas, a mensuração de resultados vai ajudar a entender melhor seu público. Veja quais métricas usar para avaliar se a sua LIVE foi um sucesso:

  1. Audiência (em tempo real)
  2. Engajamento/ Interação
  3. Visualizações (ao longo de uma semana)
  4. Tempo médio assistido
  5. Número de novos seguidores/ fãs/ inscritos

Em três meses, você certamente irá compreender melhor as preferências dos seus seguidores, o melhor horário para fazer sua próxima LIVE, o que não fazer e o que, de fato, faz mais sucesso.

Pratique e boa LIVE!

Acesse agora nosso
blog e fique por dentro de tudo

Marketing para escolas: estratégias para captação de matrículas e fidelização de clientes

Contexto Atual Entre escolas públicas e privadas, a Educação Básica brasileira conta com quase 180 mil instituições de ensino que oferecem Educação Infantil, Fundamental…

Gerenciador de negócios e anúncios: qual a diferença entre as ferramentas?

Quando se fala de marketing digital ou de planejamento de redes sociais, duas ferramentas são recorrentemente citadas: o gerenciador de negócios e o gerenciador…

As novas atualizações do Instagram

Saiba mais sobre cada ferramenta e como as mudanças afetam seu engajamento O Instagram é uma plataforma que está constantemente mudando. A partir do…

Faça o diagnóstico da sua empresa ou escola e entenda o que melhorar na sua estratégia de Marketing.

Fazemos 5 diagnósticos gratuitos por mês!

Preencha os campos abaixos e em breve entraremos em contato